19 dez, 2019 - 14:56 • João Pedro Barros
A Proteção Civil está a vigiar cinco rios que estão “muito perto dos caudais de cheia” e que, por isso, “preocupam” as autoridades, face ao quadro de “precipitação forte” previsto para a tarde desta quinta-feira.
Em conferência de imprensa, o comandante Pedro Nunes especificou os cinco rios e as respetivas cidades que estão em causa: Lima (Ponte da Barca e Ponte de Lima), Tâmega (Amarante), Águeda (as cheias podem afetar a cidade homónima ao “final da tarde e início da noite”), Douro (Régua e Porto e Gaia, junto à foz) e Mondego.
Devido à depressão Elsa, cinco distritos de Portug(...)
Em caso de ocorrerem inundações pode ser necessário evacuar localidades, estando a Proteção Civil alerta para essa possibilidade.
O mau tempo vai passar por todo o país, tendo inicialmente afetado mais o Norte e dirigindo-se esta tarde para o Centro. Em Lisboa, a “precipitação e o vento” vão aumentar “a partir das 15h” desta quinta-feira.
Na madrugada e manhã de sexta-feira a instabilidade das condições meteorológicas deve afetar o Alentejo e o Algarve, ainda que com “quantitativos de precipitação menores”.