Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Mau tempo

Camiões prontos para trabalhos de recuperação de dique no Mondego

26 dez, 2019 - 14:49 • Redação, com Lusa

Trabalhos de recuperação poderão começar ainda esta quinta-feira caso a estrada fique desimpedida, adianta fonte do Ministério do Ambiente.

A+ / A-

Cinco camiões já estão prontos para iniciar os trabalhos de recuperação do dique afetado no leito central do rio Mondego, estando apenas à espera que a estrada de acesso esteja transitável, anunciou esta quinta-feira o Ministério do Ambiente.

Cinco camiões com terra e pedra estão "prontos" para os trabalhos de recuperação do dique que sofreu uma rutura no leito central do rio Mondego, confirmou à Renascença fonte do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Segundo a mesma fonte, os camiões estão apenas à espera que a Estrada do Campo, paralela ao rio Mondego, esteja em condições, estando neste momento a retirar "material lenhoso" daquela via.

Fonte do Ministério do Ambiente e Ação Climática refere que os trabalhos de recuperação do dique afetado (há outra rutura no leito periférico direito) poderão começar ainda hoje, caso a estrada fique desimpedida.

Os camiões são de uma empresa privada, contratada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para assegurar a obra de urgência.

Esta será a primeira fase de recuperação do dique, referiu a mesma fonte.

Os efeitos do mau tempo da semana passada, na sequência das depressões Elsa e Fabien, provocaram três mortos e deixaram 144 pessoas desalojadas, registando-se mais de 11.600 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores.

O mau tempo levou também a condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, danos na rede elétrica e a subida dos caudais de vários rios, provocando inundações em zonas ribeirinhas das regiões Norte e Centro, em particular no distrito de Coimbra.

No rio Mondego, a rutura de dois diques provocou cheias em Montemor-o-Velho, onde várias zonas foram evacuadas e uma grande área, incluindo muitas plantações, estradas e o Centro de Alto Rendimento, ficou submersa.

A situação começou a ter na segunda-feira os primeiros sinais positivos de melhoria e diminuição do grau de risco, segundo a Proteção Civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+