30 dez, 2019 - 16:15 • João Pedro Barros com Lusa
A notícia surge fora de época, mas a Madeira está mesmo debaixo de um alerta amarelo do devido ao tempo quente. O aviso tinha sido emitido inicialmente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o período entre as 12h de domingo e as 21h de segunda-feira, na costa sul, e foi agora prolongado até às 18h desta terça-feira, véspera de Ano Novo.
Segundo a previsão do instituto, Porto Moniz atinge esta segunda-feira uma temperatura máxima semelhante à registada no domingo (26,4ºC), tal como o Funchal (26ºC). Para esta terça-feira, no Funchal, está prevista uma máxima de 23ºC.
Diversas corporações de bombeiros da Madeira estiveram envolvidas, este domingo, no combate a incêndios de deflagraram em vários pontos da ilha.
Elementos dos Bombeiros da Calheta, da Ribeira Brava e Ponta do Sol, de Câmara de Lobos (zona oeste da Madeira), de Santana (norte) e de Santa Cruz (zona leste) combateram fogos durante o dia, sobretudo em áreas de floresta e mato.
Na Calheta, uma queimada não autorizada ficou descontrolada e propagou-se a uma casa devoluta, situação que motivou a intervenção das autoridades policiais, que identificaram o responsável pelo fogo.
Uma noite amena e sem chuva, com 18 graus de temperatura, espera os milhares de residentes e turistas que vão entrar em 2020 no arquipélago, indicou esta segunda-feira o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.
"Amanhã [terça-feira] será um dia com céu pouco nublado, eventualmente nublado por nuvens altas ao fim do dia, a temperatura máxima que se prevê é de 23 graus e, na passagem de ano, a temperatura será de 18 graus, portanto, amena e sem chuva", disse à Lusa Vítor Prior.
O MUNDO EM TRÊS DIMENSÕES
Cinco postos de fogo de artifício em batelões anco(...)
O responsável explicou ainda o motivo pelo qual as temperaturas têm atingido valores "bastante acima dos normais [26 graus]" nos últimos dias.
"Resulta da localização do anticiclone dos Açores e que permite o transporte de ar quente de África, uma corrente de leste. Associado ao anticiclone, há movimentos do ar descendentes que o aquecem e o tornam ainda mais seco de modo que a temperatura será de 23 graus até sábado, altura em que poderá ser registada alguma chuva no Funchal", explicou.
Segundo dados da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, "a taxa de ocupação global na hotelaria madeirense evidencia um alinhamento com os números do ano passado" e situa-se "em redor dos 85%".
De acordo com dados da Administração de Portos da Madeira (APRAM), treze navios de cruzeiros com cerca de 30 mil pessoas (entre turistas e tripulantes) escalarão ou fundearão na baía do Funchal à espera do Ano Novo.