27 jan, 2020 - 10:43 • Carla Fino , Daniela Espírito Santo
Na zona de chegadas do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é possível distinguir os passageiros provenientes da China dos restantes. A maioria usa máscara de proteção, um adereço agora mais que prioritário para quem viaja.
De acordo com os testemunhos feitos à Renascença, à chegada a Portugal, não houve qualquer tipo de controlo de temperatura, nem há avisos sobre os cuidados a ter em caso de suspeita do coronavírus.
Um dos passageiros, vindo de Hong Kong, mostrou-se surpreendido com esse facto.
"Todos os dias verificavam-nos a temperatura do corpo. Aqui não. Em Hong Kong, as pessoas estão a usar máscaras. No aeroporto, quando viajei para cá, toda a gente estava a usar máscaras, também no avião", assegurou.
A maioria dos passageiros está atenta e preocupada, apesar de haver quem acredite que a China vai resolver a situação rapidamente.
Pelo menos 80 pessoas já morreram na sequência deste surto. Há 2.761 casos confirmados de pessoas infetadas com coronavírus na China e 37 noutros países. Os especialistas de saúde também já garantiram que o vírus é transmitido entre pessoas e poderá apresentar mutações.
Portugal já acionou os dispositivos de saúde pública devido ao coronavírus proveniente da China e tem em alerta o Hospital de São João, no Porto, o Curry Cabral e Estefânia, em Lisboa. A DGS, por precaução, está "com mais atenção" aos casos exportados fora da China.
Recomendações:
- Evite o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas.
- Lave frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes.
- Evite o contacto com animais.
- Adote "medidas de etiqueta respiratória", como tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir e lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
Se quem viajar para aquela região da China apresentar sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, deve procurar atendimento médico e informar o médico sobre a história da viagem. Poderá ainda ligar para o número de telefone 808 24 24 24 (SNS24).