Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE 2020. PCP e PS chegam a acordo para manuais gratuitos sem devolução no 1.º ciclo

03 fev, 2020 - 12:15 • Lusa

Acaba a obrigatoriedade da reutilização dos manuais.

A+ / A-

O PCP anunciou esta segunda-feira que obteve apoio do PS para aprovar a sua proposta de alteração ao Orçamento do Estado (OE) para 2020 sobre a distribuição de manuais novos no 1.º ciclo, pondo fim à obrigatoriedade da sua reutilização.

A informação foi transmitida aos jornalistas no parlamento por fonte oficial da bancada parlamentar do PCP, durante o debate na especialidade sobre o OE 2020.

Em 17 janeiro, o PCP anunciou uma proposta sobre a distribuição de manuais escolares novos a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, pondo fim à obrigatoriedade da sua reutilização.

Na área da educação, a bancada comunista afirmou então, em comunicado, que quer igualmente um Plano Nacional de Valorização da Escola Pública que permita um “reforço do investimento e da contratação de trabalhadores” com vista à estabilização do corpo docente, contratando mais assistentes operacionais e outros técnicos, com mais investimento na requalificação do parque escolar e no alargamento da rede e a redução do número de alunos por turma.

Pretende ainda a gratuitidade das fichas escolares nos estabelecimentos do ensino público.

A votação final global do OE 2020 está agendada para quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    03 fev, 2020 14:36
    Acho altamente incompreensivel que o governo só procure acordos com o BE e PC tratando especialmente o PSD de forma lamentável como se tivesse peçonha. Para quando equidade nas negociações. Não está na altura do PM rever para bem de todos nós o seu azedume para com uma grande parte dosportugueses

Destaques V+