24 fev, 2020 - 17:54 • Redação com Lusa
Adriano Maranhão, o português infetado com coronavírus, vai ser transportado amanhã para um hospital no Japão, avançou a mulher do tripulante do 'Diamond Princess' à RTP3. Hoje foi visto pelo médico do barco que o medicou para a febre, disse à Lusa Emmanuelle Maranhão.
A informação foi entretanto confirmada pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Em conferência de imprensa, Graça Freitas explicou que os sintomas do tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess indicam que a situação “não seja grave” e expressou a sua “empatia e simpatia” para com a família do trabalhador português, cuja mulher tem manifestado, em declarações à comunicação social, queixas de falta de acompanhamento da situação do marido.
Adriano Maranhão diz que o seu estado de saúde se (...)
No domingo, as autoridades japonesas confirmaram que Adriano, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, de acordo com fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Esta segunda-feira de manhã, em entrevista à Renascença, Adriano Maranhão já tinha manifestado vontade em ser transferido para um hospital devido à degradação do seu estado de saúde.
De acordo com a diretora-geral da Saúde, inicialmente havia suspeitas de infeção entre oito portugueses que estavam no navio - três passageiros e cinco tripulantes.
Os passageiros não acusaram a doença e, dos tripulantes, quatro tiveram resultados negativos. Quanto a Adriano Maranhão, canalizador no Diamond Princess, não tinha inicialmente sintomas, mas o exame revelou-se positivo.
Também esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros tinha dito que o Governo português continuava a insistir com as autoridades japoneses para que o português infetado com o novo coronavírus, retido no navio no Japão, fosse transferido para uma unidade hospitalar.
"O nosso concidadão continua no navio em quarentena e ainda não foi transferido para um hospital de referência. Continuamos a insistir com as autoridades japoneses para que o seja. Esperamos que venha a ser nas próximas horas ou dias", disse à Lusa Augusto Santos Silva.
O ministro disse ainda ter a informação de que o estado de saúde de Adriano Maranhão passou a ser sintomático.
Também hoje, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou que o mundo tem de se preparar para uma "eventual pandemia" do novo coronavírus, considerando "muito preocupante" o "aumento repentino" de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.