Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus. Universidade do Porto ativa plano de contingência para prevenir surto

05 mar, 2020 - 18:06 • Redação

A instituição compromete-se a não sancionar os alunos e profissionais aos quais seja recomendado isolamento decorrente dos sintomas do Covid-19.

A+ / A-

A Universidade do Porto (UP) anunciou esta quinta-feira que vai ativar um plano de contingência face ao novo coronavírus. O plano será aplicado com efeito imediato em todas as universidades e unidades da instituição de ensino.

O conjunto de medidas preventivas do Covid-19 foi elaborado por um grupo destacado pelo Reitor da UP, António de Sousa Pereira.

A universidade lançou um sítio na Internet inteiramente dedicado ao novo coronavírus. A página especial engloba um conjunto de medidas e recomendações para a comunidade académica, de modo a "minimizar os riscos de transmissão" do vírus, diz a UP em comunicado.

As orientações da UP seguem as normas propostas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais, nomeadamente as propostas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Assim sendo, a equipa responsável pela gestão do plano de contingência na UP apela às instituições que compõem a Universidade para que exista especial cuidado no que toca a medidas de higiene. Aos estudantes e docentes, é recomendado que tenham atenção aos sintomas associados ao novo coronavírus.

A UP compromete-se, ainda, a não sancionar os alunos e profissionais aos quais seja recomendado isolamento, podendo contactar a "task-force" destacada pela universidade para qualquer tipo de apoio.

Na passada segunda-feira, a Universidade NOVA de Lisboa (UNL) anunciou também a implementação de um plano de contingência para travar um eventual surto da nova estirpe de coronavírus.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+