08 mar, 2020 - 11:26 • Redação com Lusa
Veja também:
As visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte foram suspensas temporariamente devido à epidemia Covid-19, anunciou no sábado a ministra da Saúde, Marta Temido, numa conferência de imprensa em Lisboa.
“Ficam temporariamente suspensas as visitas nos hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte”, avançou a ministra da Saúde, indicando que a evolução do surto epidemiológico exige uma maior proatividade, nomeadamente no encerramento de algumas instituições como escolas e universidades.
A medida aplica-se a todos os estabelecimentos públicos dos cinco distritos da região norte: Porto, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança.
Contudo, e de acordo com informações apuradas pela RTP, os presos de pelo menos estabelecimento da região, a prisão de Bragança, receberam visitas este domingo, com o diretor a avançar que não recebeu qualquer ordem formal em contrário.
Ontem, a ministra recomendou também o adiamento de eventos sociais.
“Dado que se aguardam ainda resultados de casos suspeitos validados em investigação, o risco que levou à determinação destas medidas será reavaliado nas próximas horas, durante o dia de amanhã [domingo]”, indicou Marta Temido, assegurando o anúncio “das medidas julgadas necessárias oportunamente”.
Portugal regista este domingo 28 casos de infeção pelo novo coronavírus; 21 foram confirmados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) na mesma conferência de imprensa ontem ao final do dia. Esta manhã, fontes hospitalares confirmaram à Renascença a existência de mais sete casos, quatro no Hospital de S. João e três no Hospital de Santo António, ambos no Porto.
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado ao início da noite pela DGS, há 43 novos casos suspeitos, num total de 224 registados desde o início do ano, estando 47 a aguardar resultado laboratorial.
A região Norte é a que regista mais casos confirmados de infeção (22), seguindo-se a Grande Lisboa (5) e o Centro do país (1).
O mapa disponibilizado pela DGS não regista casos no Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Hoje, o Centro Hospitalar de São João, no Porto, anunciou a instalação de um hospital de campanha “para responder em exclusividade ao Covid-19”, sem adiantar quando entrará em funcionamento e a capacidade do mesmo.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro na China, já provocou mais de 3.500 mortos entre mais de 101 mil pessoas infetadas em pelo menos 94 países.
Com base no número mundial de infetados, a taxa de letalidade é de 3,4%, sendo que até ao momento a maioria já recuperou.