13 mar, 2020 - 18:52 • Ana Rodrigues
A partir da próxima semana vão poder ser realizados testes de diagnóstico da covid-19 no laboratório militar do Exército.
Devido à elevada procura de testes que despistem a covid-19, o ministro da Defesa referiu que “o laboratório tem a capacidade de produção de testes para apoiar as autoridades de saúde. E essa produção vai começar já a partir de segunda feira”.
“É uma necessidade nova e algo que o laboratório não fazia, mas tem toda a capacidade científica e apetrecho tecnológico para em conjunto com o instituto Ricardo Jorge começar a produzir os testes”, acrescentou Gomes Cravinho.
Para que esta capacidade seja posta em prática, o ministro da defesa referiu que “o pessoal civil vai ser autorizado a fazer horas extraordinárias”.
Quanto ao tipo de testes que naquelas instalações militares vão ser feitos, Gomes cravinho referiu que serão idênticos aos realizados no Instituto Ricardo Jorge e que “estarão disponíveis tanto a militares como a civis”.
João Gomes Cravinho referiu ainda que “apesar de as farmácias não estarem em situação de rutura de medicamentos, o laboratório militar vai começar a produzir paracetamol”.
Quanto aos planos de contingência dos três ramos das Forças Armadas, o ministro da Defesa pouco quis revelar, mas garantiu que “nas unidades militares apenas as aulas foram suspensas”.