16 mar, 2020 - 12:34 • Teresa Almeida com redação
Há 74 nepaleses em quarentena num pavilhão de uma escola de Faro, depois de um deles ter testado positivo para o novo coronavírus.
Em declarações à Renascença, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, confirma que um cidadão nepalês está internado no hospital e que "foi preciso colocar em quarentena uma comunidade que com ele convivia", no pavilhão E/B 2/3 de Santo António, naquele município.
"Nós montámos a logística para isso, juntamente com a Comissão Distrital e a Proteção Civil e desde ontem [domingo], às 23h00, que essa comunidade de cerca de 74 nepaleses está em quarentena", explica.
Trata-se de um grupo de trabalhadores agrícolas, que vivem na mesma zona. Os 74 imigrantes estão confinados ao pavilhão e acompanhados pelas autoridades de saúde e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
"Por indicação da saúde estão confinados ao pavilhão e à sala de ginásio que tem lá, aos balneários, WC's, tudo isso. Mas não podem sair do pavilhão, nem ter contacto com outras pessoas. Está lá a PSP a garantir, está lá a saúde também. A Cruz Vermelha está engarregada da logística das refeições, portanto eles estão, neste momento, confinados ao pavilhão", relata Rogério Bacalhau.
De acordo com a SIC Notícias, pelo menos seis dos 74 nepaleses já manifestaram sintomas associados à Covid-19.
Em Portugal, os dados mais recentes indicam que há 331 casos confirmados de Covid-19. Atingiu-se um total de casos 2.908 suspeitos desde o início da pandemia, dos quais 374 ainda a aguardar resultados laboratoriais.
Tem dúvidas sobre o coronavírus? Deixe-nos as suas perguntas aqui e os especialistas de saúde pública respondem em antena e no digital da Renascença.