Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Instituto Português do Sangue apela às doações

20 mar, 2020 - 10:30 • Redação

A colheita de sangue baixou 27% nas primeiras semanas de março. "Por favor, façam o vosso contributo", pede a presidente do instituto.

A+ / A-

O Instituto Português do Sangue acionou o alerta amarelo após as colheitas de sangue terem reduzido em 27% nas primeiras semanas de março. Em declarações à Renascença, Maria Antónia Escoval, presidente do instituto, apela à doação com hora marcada.

"Apelo aos doadores de sangue, que através dos números dados pelo IPST, agendem com hora marcada a sua dádiva de sangue. Venham ter connosco nos centros de sangue transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra, também todos os serviços de sangue localizados fora dos sítios em que existem doentes e que continuam a receber doações, como todos os grandes hospitais do país: São João, Santo António, Universitário de Coimbra, Santa Maria, Lisboa Central, Faro, Évora, Beja. Por favor, dirijam-se e façam o vosso contributo", pede.

A presidente do Instituto Português do Sangue garante a segurança das doações e é dada prioridade às colheitas com hora marcada.

No local não podem estar mais de dez dadores, que têm de cumprir a distância de segurança. Maria Antónia Escoval admite que não existe um teste de rastreio fiável do sangue para despiste de eventuais dadores portadores de Covid-19.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 245 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10 mil morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou na quinta-feira o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para quatro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Inácio
    24 mar, 2020 Lisboa 15:19
    Boa Tarde. PerdiI o meu cartão. Poderiam enviar outro? A minha ficha está atualizada? Paulo de Oliveira Inácio BI 6220204. Tlf. 93 478 92 94 POSSO AGENDAR UMA DÁDIVA ADICIONAL? Obrigado

Destaques V+