Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo quer fiscalização apertada no fim de semana e férias da Pascoa

27 mar, 2020 - 20:05 • Celso Paiva Sol com Lusa

Ministério da Administração Interna recorda que os portugueses estão obrigados ao dever de recolhimento.

A+ / A-

Veja também:


A PSP e GNR receberam orientações do Ministério da Administração Interna para apertar a fiscalização nas estradas, em especial a caminho do Algarve, e impedir deslocações de lazer, para fins de semana ou férias da Pascoa.

De acordo com as orientações emitidas, só serão autorizadas deslocações previstas no decreto do Estado de Emergência, devendo todas as outras ser consideradas uma violação do dever geral de recolhimento.

O decreto prevê 15 excepções que vão desde a aquisição de bens e serviços, até idas ao banco ou à bomba de gasolina.

Este foi um dos temas abordados na terceira reunião da estrutura de Monotorização do Estado de Emergência.

“Uma vez que põem em causa a saúde dos próprios e a saúde dos portugueses, não serão toleradas as chamadas deslocações de fim de semana”, precisa o MAI, apelando a todos os portugueses para que permaneçam em casa, “limitando as viagens ao estritamente necessário”.

Presidida por Eduardo Cabrita, a Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência integra representantes das forças e serviços de segurança e secretários de Estado das áreas governativas da Economia, dos Negócios Estrangeiros, da Presidência do Conselho de Ministros, da Defesa Nacional, da Administração Pública, da Saúde, do Ambiente, das Infraestruturas e Habitação e da Agricultura.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados da Covid-19 foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência até 2 de abril, cabendo às forças e serviços de segurança fiscalizar as medidas em vigor.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, surgir na China, em dezembro de 2019 e já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal registam-se 76 mortes e 4.268 infeções confirmadas, segundo o último balanço da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOAQUIM SEQUEIRA
    28 mar, 2020 POVOA DE VARZIM 12:09
    BOM DIA QUERIA PERGUNTAR NÃO ESTAMOS DOENTES MAS QUERIAMOS SABER SE PODEMOS DESLOCAR A CASA DE UMA TIA DA MINHA MULHER A CERCA 15 KM PARA LEVAR COMIDA AMANHA PARA TODA A SEMANA POR ESTA SE ENCONTRAR EM CASA COM UMA PERNA PARTIDA E POR ESSE MOTIVO SIMPLESMENTE AGRADEÇO UMA RESPOSTA
  • Filipe
    27 mar, 2020 évora 21:24
    O Governo decreta Estado de Emergência só para Inglês ver , pois pode - se verificar pela anarquia diversa existente em Portugal em manter o confinamento . Uns dizem cuidado estamos no tempo do Salazar outros dizem que bom até comprei um cão só para sair à rua para andar livre como um passarinho . Ora , muitos Portugueses ainda não deram contam da agressividade deste vírus e pensam que o cuspo atirado para o ar só cai em cima de alguns , mas enganam-se ou decretam medidas como a China decretou neste país cheio de sol e mar ou irão ver desaparecer milhares de pessoas , muitas em quatro dias ... esperem sentados , o vírus Vos vai achar , não se vê , não se mata com mata moscas e foi codificado geneticamente para se mutações mensais e para se colar nas enzimas conversoras da angiotensina 2 (ACEA2), estas enzimas são receptores que existem em células do epitélio do pulmão, dos rins, dos fígados, dos vasos sanguíneos e é à elas que o SARS-CoV-2 se liga para infectar o organismo. Imaginem uma fechadura de alta segurança com um código secreto , o vírus sabe o código para entrar na fechadura e se multiplicar a uma velocidade nunca vista dentro de seres humanos .

Destaques V+