Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Diabetes

“Não vai faltar insulina" nas farmácias

27 mar, 2020 - 17:00 • Hugo Monteiro

As três sociedades científicas na área da diabetes asseguram que "não há razão nenhuma para as pessoas fazerem uma qualquer corrida" às farmácias.

A+ / A-

Veja também:


Não há falta de abastecimento de insulina nas farmácias do país e não se justifica qualquer tipo de armazenamento excecional. A garantia consta de um comunicado conjunto de três sociedades científicas na área da diabetes, da Sociedade Portuguesa de Medicina Internada, da Associação Nacional de Farmácias e da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.

No comunicado é referido que o esclarecimento público conjunto surge "no momento em que notícias sobre alegadas faltas de insulinas nas farmácias têm chegado à opinião pública".

Em entrevista à Renascença, Davide Carvalho, da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) explica que "as farmacêuticas que produzem insulina, no âmbito do plano de contingência, forneceram mais 20% do que o consumo habitual de insulina". Garante, por isso, que "não vai faltar insulina".

"Claro que se as pessoas tentarem fazer stock para um ano ou para seis meses, é possível que haja alguma dificuldade de abastecimento. Mas não há razão nenhuma para as pessoas fazerem uma qualquer corrida" às farmácias, sublinha, reforçando a ideia de que "é preciso ter confiança porque tudo está organizado".

O presidente da SPEDM deixa ainda conselhos aos doentes com diabetes, no atual quadro de pandemia: "Mantenham a contenção social, fiquem em casa, mantenham a distância de segurança e procurem otimizar o tratamento da sua doença".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+