Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus. Campanha defende “máscara para todos”

13 abr, 2020 - 00:18 • Redação

"Máscara para Todos" é o nome da campanha que arranca hoje, em defesa da utilização da máscara em locais públicos e conta com o apoio, entre outros, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, do pneumologista Filipe Froes e do presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia. O caso da República Checa é o exemplo que querem seguir.

A+ / A-

Veja também:


A campanha online "Máscara para todos” defende o uso de máscara em espaços públicos.

O bastonário dos médicos, Miguel Guimarães, o pneumologista Filipe Froes e o presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública coordenam o projeto.

Ricardo Mexia explica à Renascença que a proposta é que “as pessoas possam usar a máscara quando estão em contacto com terceiros no exterior”.

A campanha surge em pleno debate sobre a vantagem, ou não, de usar máscara. Ricardo Mexia acredita que vale a pena.

“A evidência em relação às máscaras tem vindo a ser reunida e, apesar de não ser ainda muito robusta, há alguns exemplos que são importantes. O caso da República Checa [onde o uso de máscara é obrigatório há várias semanas] parece-nos interessante”, referiu.

Ricardo Mexia acrescenta que, no entanto, que a máscara não substitui as outras ações obrigatórias: “distanciamento físico, etiqueta respiratória ou higienização das mãos”.

Mas tem sido dito que as máscaras são difíceis de adquirir e a preços elevado. Ricardo Mexia lembra que, se for esse o caso, as máscaras podem ser feitas em casa.

Veja mais pormenores aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Gouveia
    14 abr, 2020 Montijo 12:31
    Não sei se é do conhecimento de quem de direito, mas o desinfectante, as luvas e as máscaras, estão a ser tributadas à taxa do Iva de 23%. Considerando o período extraordinário que vivemos, não deveria ser esta taxa revista, pelo menos enquanto durar esta calamidade pública?
  • Cidadao
    13 abr, 2020 Lisboa 11:50
    Ou então o Estado intervir uma vez mais, pondo as Forças Armadas a fabricar essas máscaras e a enviá-las pelo correio à população selecionada para sair do isolamento, e já agora mudar a legislação para meter mesmo na cadeia os especuladores que vendem máscara a 7€ a unidade.
  • 13 abr, 2020 10:27
    O bastonario dos medicos" deve querer converter portugal ao islao! Mais um lencinho e anda tudo de burca!

Destaques V+