26 mar, 2020 - 19:52 • João Cunha
A ideia foi adaptar a habitual oferta de serviços e criar uma comunidade de voluntários prontos a ajudar no apoio escolar à distância e no auxílio aos idosos.
A Yoopies é a maior plataforma europeia de serviços domésticos. Marina Chiarelli, uma das responsáveis da empresa, diz que, quando “perceberam que muitos dos profissionais de saúde não tinham com quem deixar os filhos”, surgiu a ideia de adaptar os serviços prestados e estender a ajuda a toda a população.
“Muitos cidadãos europeus vivem sozinhos. E são aconselhados a permanecer em autoisolamento prolongado. Eles precisam de ajuda. Tanto quanto os profissionais de saúde que estão na linha da frente”, explica à Renascença.
Covid-19
Empresas de vários ramos têm tomado iniciativas pa(...)
Feito o apelo, a bolsa de voluntários foi crescendo. “Em Portugal, são cerca de mil voluntários. Na Europa, o total ronda os 40 mil”, avança Marina Chiarelli que, tanto para voluntários como para potenciais beneficiários, deixa conselhos quanto aos cuidados a ter.
“O que nós aconselhamos é que tomem os cuidados de higienização que todos nós estamos a tomar neste momento”, indica.
Um dos voluntários é Rafael Andrade, que escolheu ajudar os mais idosos. “A minha intenção é ajudar os idosos a amenizar os riscos nesta situação de pandemia. Fazer uma compra, ir a um mercado ou a uma farmácia, por exemplo”, diz à Renascença.
Sabe que se coloca em risco, mas “é menor do que as pessoas que estão no grupo de risco”, refere este brasileiro de 37 anos, residente na zona dos Anjos, em Lisboa.
Rafael deixa um apelo: “quem se puder voluntariar, dentro da sua realidade, que o faça. É isso que importa”.
[Notícia atualizada às 9h00 de dia 13 de abril, com a retirada do serviço de babysitting]