Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19. Gaia vai distribuir 320 mil máscaras laváveis e reutilizáveis pela população

20 abr, 2020 - 20:06 • Lusa

Distribuição será feita em kits de duas máscaras através da caixa de correio, anunciou o autarca Eduardo Vítor Rodrigues. Investimento rondará cerca de 600 mil euros.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara de Vila Nova de Gaia vai distribuir 320 mil máscaras reutilizáveis pela população, revelou esta segunda-feira o presidente que espera que este gesto seja entendido como "um impulso para que cada um cuide da sua proteção individual".

"Com esta medida, o município dá um pontapé de saída e dá o exemplo, sensibilizando. O uso de máscaras, quando for permitido regressar a alguma normalidade, deverá entrar na rotina das pessoas e isto nos transportes públicos, em escolas, supermercados e outros locais", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca, que falava aos jornalistas no final de uma reunião de câmara que decorreu esta tarde por videoconferência devido à pandemia de Covid-19, adiantou que a distribuição será feita em kits de duas através da caixa de correio.

"Se necessário for faremos ajustamentos de caso. São máscaras reutilizáveis e laváveis que servirão para dar um primeiro sinal, um impulso, fazer sensibilização", reiterou o presidente da Câmara.

Eduardo Vítor Rodrigues estima que o investimento rondará cerca de 600 mil euros.

A confeção está a ser feita por uma empresa de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, que até aqui era especializada em material desportivo, mas que, contou o autarca, "soube reinventar-se".

"Não estão em 'lay-off', nem se quer parcial. Fizemos uma primeira encomenda de 20 mil máscaras que são duplas e com filtro suplementar", contou o autarca.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas com Covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, cujo relatório diário aponta hoje 1.060 casos confirmados no concelho de Vila Nova de Gaia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+