21 abr, 2020 - 12:02 • Ana Rodrigues
Veja também:
Há 8 casos de infeção por Covid-19 nas instalações do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) em Oeiras.
Segundo a Renascença apurou, seis são residentes e dois são funcionários, sendo que três idosos estão hospitalizados. Os restantes encontram-se em isolamento profilático.
O Instituto de Ação Social das Forças Armadas tem em Oeiras duas unidades de habitação para antigos militares das forças armadas. Uma para utentes com autonomia e outra para pessoas sem mobilidade. Só neste local estão diariamente 400 pessoas entre residentes e funcionários.
Fonte do IASFA garante que dos 295 residentes do lar, já só faltam testar 34. A instituição está ainda à espera dos resultados de testes relativos a 24 residentes e colaboradores, estando a ser tomadas medidas de segurança necessárias, nomeadamente "os controlos de sintomas" que possam indiciar a doença.
O IASFA tem por missão garantir e promover a ação cocial complementar dos seus beneficiários e gerir o sistema de assistência na doença aos militares das Forças Armadas, mas ao longo dos tempos têm sido noticia as grandes dificuldades financeiras do instituto.
O Instituto de Ação Social das Forças Armadas já realizou, até ao momento, 701 testes ao coronavírus nos Centros de Apoio Social (CAS) com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).
De relevar que um dos residentes, uma utente com teste Covid-19 positivo, que estava internada no Hospital das Forças Armadas desde 29 de março, recuperou e regressou à Unidade Funcional (UF) 2 do CAS Oeiras após dois testes com resultado negativo.
Seis colaboradores deste CAS já recuperaram da doença, tendo sido testados após período de quarentena, com resultados negativos em dois testes consecutivos.
Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 636 testes com resultado negativo e oito com resultado indeterminado, aguardam-se 40 resultados laboratoriais.
Os familiares dos residentes das ERPI continuam a ser informados regularmente sobre o evoluir da situação e sobre todas as medidas tomadas para a mitigação do contágio.
[notícia atualizada às 16h22]