Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Autoridade de saúde e bombeiros separam idosos infetados dos restantes no Lar do Comércio

26 abr, 2020 - 16:55 • André Rodrigues

Vereador da Proteção Civil da Câmara de Matosinhos diz que a intervenção surge em resposta a um pedido de auxílio dos próprios responsáveis da instituição.

A+ / A-

Veja também:


Em Matosinhos, está este domingo em curso uma operação para separar utentes infetados dos restantes idosos residentes no Lar do Comércio.

Bombeiros, Unidade de Saúde Pública e Segurança Social estão no local, depois de um pedido de ajuda feito pelos próprios responsáveis da instituição.

Em declarações à Renascença, José Pedro Rodrigues, vereador da proteção civil da Câmara de Matosinhos, garante que tudo está a ser feito para mitigar o risco de contágio na instituição, embora admita que a resposta poderia ser mais eficaz se o pedido de ajuda tivesse sido feito mais cedo.

"Foi-nos ontem [sábado] solicitada, pela primeira vez, ajuda por parte do Lar do Comércio na organização interna dos espaços, em virtude do aumento do contágio epidémico. E hoje mobilizámos quatro corporações de bombeiros, temos 25 operacionais no Lar do Comércio a garantir a construção de novos espaços para alocar camas, de modo a organizar melhor entre casos positivos, casos suspeitos e negativos. Nesta altura, há cerca de 60 utentes positivos nesta instituição. Estamos a correr contra o tempo e estamos a responder a uma situação que nos foi colocada ontem. Com toda a vantagem, poderíamos ter respondido antes se a instituição nos tivesse pedido ajuda em tempo útil", explica José Pedro Rodrigues.

Até esta altura, o Lar do Comércio regista pelo menos quatro mortes por Covid-19 e dezenas de casos de infeção.

Matosinhos ultrapassou a barreira dos mil infetados pelo novo coronavírus (1.017 casos), segundo informação de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em todos o país, indica a DGS, há 23.864 casos confirmados de infeção e 903 mortos.

Relativamente ao dia anterior, há em Portugal mais 23 mortos (+2,6%) e mais 472 casos de infeção (+2%).

Das pessoas infetadas, 1.005 estão hospitalizadas, das quais 182 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.277 para 1.329.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 1 a 3 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+