Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus

​Vizela fará testes serológicos a alunos, professores e funcionários quando regressarem à escola

28 abr, 2020 - 09:54 • Olímpia Mairos

Além dos testes, a autarquia vai distribuir máscaras a toda a comunidade escolar.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Vizela vai fazer testes serológicos aos alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade, quando forem retomadas as atividades letivas presenciais.

“O objetivo desta medida é criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e, desta forma, evitar a propagação, entre a comunidade escolar e por sua vez as suas famílias”, explica a autarquia, em comunicado.

Os testes serão realizados por uma equipa formada por um enfermeiro e outro técnico de saúde, que percorrerá as duas escolas do concelho, em articulação com os estabelecimentos de ensino.

Segundo o município, a realização de testes carece de autorização prévia dos encarregados de educação, mediante uma declaração escrita. Os resultados serão comunicados aos pais e/ou escolas, em função de uma indicação prévia dos encarregados de educação, num formulário próprio.

Estima-se, refere a autarquia, que sejam testados 265 alunos, 61 professores e 112 funcionários.

Para além da realização destes testes, a Câmara Municipal vai também distribuir máscaras comunitárias a professores, alunos e funcionários das escolas, confecionadas por empresários do Concelho de Vizela e certificadas pelo CITEVE, atuando essencialmente como medida preventiva e minimizando a propagação do vírus.

De destacar que esta é uma medida que integra o Programa de Apoio Municipal – Vizela Covid-19, um conjunto de medidas que “visam assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social”, salienta a autarquia.

Para a próxima quarta-feira, e tendo presente a intenção do Governo em avançar com um programa de desconfinamento progressivo, já no próximo mês de maio, a Câmara Municipal de Vizela agendou uma reunião através de videoconferência com empresários do concelho.

De acordo com a autarquia “esta reunião tem como objetivo fundamental efetuar um ponto de situação atual, face às dificuldades decorrentes do surto epidémico do coronavírus, assim como discutir novas medidas de retoma económica”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+