29 abr, 2020 - 15:14 • Lusa
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A linha telefónica SNS 24 atende diariamente 7.000 chamadas e o tempo de espera para atendimentos é “menos de meio minuto”, segundo o secretário de Estado da Saúde, recordando que esta ferramenta serve todos os doentes.
“O SNS 24 continua a ser a porta de entrada por excelência no Serviço Nacional de Saúde e serve não só para doentes com suspeita de covid-19 como outros que possam ter dúvidas sobre se devem ou não recorrer às unidades de saúde. Neste momento, o SNS 24 atende 7.000 chamadas por dia e tem um tempo médio de espera para atendimentos de menos de meio minuto”, precisou António Lacerda Sales durante a conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia de Covid-19 em Portugal.
O secretário de Estado frisou que, depois de ser levantado o estado de emergência, Portugal continuará “a ter de lidar com esta emergência de saúde pública”.
“A pandemia continua e continuará a fazer parte das nossas vidas”, sustentou.
No início da pandemia, a dificuldade na linha de Saúde 24 levou à saída de Henrique Martins, que ocupava o cargo de presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a entidade responsável pela Linha SNS24, depois do presidente do Sindicato Independente dos Médicos ter denunciado que mais de metade das chamadas feitas para a Linha Saúde 24 não eram atendidas.
Portugal tem 169 casos confirmados, incluindo 10 n(...)
Os dados divulgados indicam que Portugal regista 973 mortos associados à covid-19, mais 25 do que na terça-feira, e 24.505 infetados (mais 183).
O boletim epidemiológico divulgado pela DGS indica que do total das pessoas infetadas, a grande maioria está a recuperar em casa, totalizando 21.082 (mais 33).
Os dados indicam que 980 estão internados, mais 44 do que na terça-feira (+4,7%), e 169 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, menos três, o que representa uma diminuição de 1,8%.