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Notícia renascença

​Cerca de 35 mil pagaram fatura da EDP a dobrar

06 mai, 2020 - 17:39 • Liliana Monteiro

Procedimento de revisão de protocolo na sequência de ciberataque gerou erro que levou ao débito directo por duas vezes da factura de abril.

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Cerca de 35 mil clientes da EDP comercial foram surpreendidos com o débito directo da fatura de abril duas vezes seguidas.

À Renascença fonte oficial da empresa do sector energético confirma o sucedido. “Por erro de sistema, foram ontem e hoje (5 e 6 de Maio) inadvertidamente cobrados em duplicado cerca de 35 mil clientes da EDP Comercial'.

O erro nada teve directamente a ver com o mais recente ataque informático de que foi alvo a EDP, mas sim de procedimentos que estavam a ser tomados num esforço de maior protecção da informação. "Este erro de sistema não tem qualquer ligação com o recente ciberataque, antes resulta de um erro aquando da reposição das ligações com os bancos (após o ciberataque) e que originou o envio em duplicado de alguns ficheiros", explica fonte da EDP.

A situação foi resolvida de imediato, "não tendo o valor das cobranças chegado a dar entrada na EDP". A Renascença sabe que foi dada ordem ao sistema bancário para devolução das verbas indevidamente cobradas.

Fonte oficial da EDP garante à Renascença que 'todos os clientes foram creditados e informados ainda durante o dia de hoje, estando o incidente plenamente resolvido.”

Até ao final desta semana, os clientes deverão receber na conta a verba erradamente retirada.

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  • Ana
    14 mai, 2021 Amadora e Almodôvar 13:43
    Bom então eu e a minha mãe devemos ter sido dois dos clientes a mim mandaram-me uma fatura de 220 euros quando pago habitualmente 50 e a minha mãe de 80 anos que paga 17 euros tem neste momento 280 euros para pagar.
  • Maria Amaral
    05 jun, 2020 Covilhã 16:57
    Informo que a notícia que a EDP, enviou a todos os clientes a informação desta dupla facturação no mês de maio, não corresponde à verdade, pois eu fui uma das clientes que fui duplamente lesada e após explicações na linha da EDP, a Srª que me atendeu não me conseguiu explicar o sucedido, e não me foi enviada quaisquer explicações previamente do sucedido.
  • antonio costa
    06 mai, 2020 lx 23:49
    a mim me fizeram o mesmo e até cortaram a tarifa social em conbinação com as financas arranjaram uma estratajema o dr das financas dos olivais de ter eletricidade de borla com certeza, tinha debito direto e qual o meu espanto receberam duas vezes nesse mês tenho as provas comigo fiz queixa aos conflitos de consumo e qual o meu espanto arquivaram o processo porque tambem fiz queixa no livro de reclamaçoes e ficaram muitos chatiados por isso não me espanta tem de devolver o dinheiro com juros causando dolo aos cidadãos edp, é o que é.
  • Paulo
    06 mai, 2020 Torres Novas 21:06
    Esta noticia não está correta pois a mim cobraram-me o valor duas vezes e nem recebi nenhuma mensagem nem me foi reembolsado o valor.

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