06 mai, 2020 - 17:39 • Liliana Monteiro
Cerca de 35 mil clientes da EDP comercial foram surpreendidos com o débito directo da fatura de abril duas vezes seguidas.
À Renascença fonte oficial da empresa do sector energético confirma o sucedido. “Por erro de sistema, foram ontem e hoje (5 e 6 de Maio) inadvertidamente cobrados em duplicado cerca de 35 mil clientes da EDP Comercial'.
O erro nada teve directamente a ver com o mais recente ataque informático de que foi alvo a EDP, mas sim de procedimentos que estavam a ser tomados num esforço de maior protecção da informação. "Este erro de sistema não tem qualquer ligação com o recente ciberataque, antes resulta de um erro aquando da reposição das ligações com os bancos (após o ciberataque) e que originou o envio em duplicado de alguns ficheiros", explica fonte da EDP.
A situação foi resolvida de imediato, "não tendo o valor das cobranças chegado a dar entrada na EDP". A Renascença sabe que foi dada ordem ao sistema bancário para devolução das verbas indevidamente cobradas.
Fonte oficial da EDP garante à Renascença que 'todos os clientes foram creditados e informados ainda durante o dia de hoje, estando o incidente plenamente resolvido.”
Até ao final desta semana, os clientes deverão receber na conta a verba erradamente retirada.