Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Almoço sem regras terá sido responsável pelos 16 casos de Covid-19 em lar ilegal

24 mai, 2020 - 21:58 • Celso Paiva Sol , com redação

É o que admite, à Renascença, a delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.

A+ / A-

Veja também:


Está concluída a evacuação do lar de idosos, na freguesia de Carvalhal, concelho de Abrantes, onde estão confirmados 16 casos positivos de Covid-19.

Os funcionários e os proprietários do lar ilegal vão fazer o tratamento em casa. Já os idosos foram todos levados para o Hospital de Abrantes.

Dez dos infetados são utentes e, de acordo com o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, estão todos assintomáticos.

"Todos os idosos já foram transportados para o hospital em segurança, com as preocupações necessárias. Embora as pessoas não tenham sintomas, terão de ser acompanhadas dado a sua idade. As pessoas que ali trabalhavam estão no seu domicílio, em segurança, e agora vamos ter de perceber o nível de contactos que existiram na comunidade para perceber que estratégias a tomar", referiu à Renascença.

O foco de contágio neste lar terá tido origem num almoço realizado há precisamente duas semanas. É o que admite, à Renascença, a delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.

Maria dos Anjos Esperança diz que todo o quadro indicia que terão sido violadas todas as boas práticas de distanciamento social.

"Não é um lar licenciado. Desconhecíamos a existência deste estabelecimento. Pensamos ter sido alguém de fora. Houve um almoço - uma matança do porco - neste local, há precisamente 14 dias, mas o primeiro caso já foi identificado na quinta-feira, dentro do período de contágio", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+