14 jun, 2020 - 19:35 • Manuela Pires
Veja também:
Todas as crianças com mais de 10 anos devem usar máscara dentro do edifício do ATL. Assim como todos os profissionais. A Direção Geral da Saúde (DGS) divulgou este domingo as orientações para a reabertura em tempos de pandemia.
De resto, as orientações da DGS são comuns às escolas e creches. Desde logo, é preciso garantir as condições necessárias para se manter o distanciamento físico e cada grupo deve ter o seu espaço.
Segundo o documento assinado pela Diretora-Geral da Saúde, cada sala deve ser, sempre que possível, utilizada pelo mesmo grupo de crianças e jovens, de acordo com a dimensão e características do espaço.
Todos os espaços que não sejam necessários para o alargamento dos grupos em virtude da sua divisão devem estar encerrados.
Devem ser definidos horários desfasados e percursos diferentes para cada grupo para não se cruzarem no mesmo espaço.
“Sempre que possível, manter a ventilação e arejamento das salas e corredores dos estabelecimentos e o acesso à sala deve ser limitado apenas aos profissionais e crianças e jovens afetos à mesma” refere o documento.
As crianças e jovens não devem partilhar objetos e devem ser desinfetados após cada utilização.
No refeitório, os lugares devem estar marcados, de forma a assegurar o máximo de distanciamento físico possível (1,5 a 2 m) entre pessoas.
Nos passeios ou excursões no exterior as regras do distanciamento devem ser cumpridas.