15 jun, 2020 - 15:15 • Inês Rocha com Lusa
Veja também:
Portugal já atingiu a marca do milhão de testes de rastreio da Covid-19 realizados, anunciou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa. De todos os testes realizados, 6.5% tiveram resultados positivos.
“É número muito significativo, que coloca o país entre os primeiros em número de testes”, afirmou Marta Temido.
A ministra explicou que estes números foram atingidos “graças à colaboração do setor público, privado e da academia”.
“Do total destes testes, 45,2% foram realizados em laboratórios públicos, 39,2% em laboratórios privados e 15,7% em outros laboratórios”, afirmou Marta Temido, na conferência de imprensa no Ministério da Saúde para a atualização dos dados da covid-19 e que deixará de ser diária e passará a decorrer três vezes por semana, às segundas, quartas e sexta-feira.
Segundo a ministra, o valor gasto pelo Estado nestes testes “não está totalmente fechado”. Marta Temido lembra que o preço unitário de cada teste “rondava os 80 euros”, mas o valor não é definitivo.
A ministra adianta que as autoridades de saúde têm levado a cabo uma testagem "massiva" nos concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Loures e Odivelas, onde na última semana foram identificados 13 surtos "preocupantes" de covid-19.
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, nos meses de maio e junho, foram feitos, em média, 4600 testes diários — mais mil diariamente face ao mês de abril.
O rastreio realizado nos concelhos de Lisboa e Vale do Tejo incidiu em determinadas áreas económicos e foram realizadas 14.117 colheitas de amostras de material biológicos, das quais 731 tiveram resultado positivos (5,1%).
Destas colheitas, 93% dos casos já estão plasmados nos números fornecidos pelo boletim epidemiológico.
Além desta operação de testagem especifica, outros rastreios foram realizados, por iniciativa de entidades empregadoras particulares e “tiveram impacto no número do país”.
Marta Temido disse ainda que deverá ser possível retomar a atividade suspensa nos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo já na próxima semana. Segundo a ministra, "a observação dos números atendimento e de internamento covid-19 nas áreas hospitalares mostra que e utilização está estável e com tendência decrescente".
Portugal regista desde o início da pandemia 1.520 mortes por Covid-19 e tem 37.036 casos confirmados, indica o boletim da Direção Geral da Saúde divulgado esta segunda-feira.
São mais três vítimas mortais e 346 infeções em 24 horas, sendo que 300 novos casos foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo.
MAPA DA COVID-19