11 jul, 2020 - 10:18 • Lusa
Trinta e nove concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários outros concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.
Para este sábado espera-se um dia quente, com as temperaturas a chegarem aos 40 graus em algumas regiões.
Pelo menos até quarta-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos, devido às temperaturas elevadas esperadas nos próximos dias.
O comandante Rui Laranjeira, da Proteção Civil, alerta por isso para os cuidados a ter. “Relembra-se que, durante o período crítico, é expressamente proibido fazer uso do fogo na proximidade dos espaços rurais”, diz à Renascença.
O fogo em São João da Pesqueira, que deflagrou esta sexta-feira e envolveu sete meios aéreos, está agora dominado.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira.
Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 17:00 de segunda-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando nebulosidade nas regiões Norte e Centro e Alto Alentejo durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior.
Está também previsto vento em geral fraco, soprando temporariamente moderado, do quadrante oeste durante a tarde, sendo por vezes forte do quadrante leste nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.
Está ainda prevista uma pequena subida de temperatura, em especial nas regiões do litoral norte e centro.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Leiria) e os 24 (em Portalegre e em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 (em Sines) e os 40 (em Évora).