22 jul, 2020 - 17:00 • Olímpia Mairos
O crescimento turístico de Bragança foi nos últimos anos superior à média nacional e à da região Norte, mas a pandemia da Covid-19 pode criar mossas a um setor em franco desenvolvimento.
É neste contexto que o município de Bragança apresenta uma nova campanha de promoção territorial, com o objetivo de estimular a retoma do turismo.
Bragança. Naturalmente! é o slogan da iniciativa que promove Bragança como um destino natural, seguro, próximo, tranquilo e autêntico. Em suma, o lugar ideal para criar memórias que perduram para sempre.
“Bragança tem qualidades ímpares que justificam uma visita atenta. É um território com condições únicas, de uma beleza natural incrível onde quem nos visita pode sentir, de facto, aquilo que a pandemia nos privou: a liberdade, a segurança e a confiança”, refere à Renascença o presidente da autarquia, Hernâni Dias.
Para o autarca, “Bragança. Naturalmente! é uma oportunidade de recomeço para o turismo, não apenas para quem chega ao concelho, mas, sobretudo, para os nossos empresários do setor”.
Numa primeira fase, o município foca o seu target no público nacional, dando primazia à qualidade do turismo e ao aumento da estada média por visitante, em detrimento da quantidade e do turismo massificado que antes se verificava.
“Uma estratégia para impulsionar a economia local e o destino Bragança, garantindo, dessa forma, a maior segurança sanitária possível para turistas e locais”, assinala o autarca, dando como exemplo “os postos de turismo e todos os equipamentos culturais municipais, tal como grande parte dos operadores turísticos locais, já com o selo ´Clean & Safe´, assegurando todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde”.
“E os turistas já estão a regressar a Bragança”, afirma o presidente da Câmara de Bragança, definindo o período pós- pandemia como um grande desafio.
“Estamos a reinventar a nossa estratégia e a procurar transformar as dificuldades em oportunidades”, declara Hernâni Dias, acrescentando que “apesar de não ser possível inverter, na totalidade, as perdas estimadas para 2020, esta nova campanha pretende mitigar o impacto negativo do confinamento nos índices do turismo local”.
O presidente da autarquia de Bragança está convicto de que os “destinos ditos populares, aqueles que eram mais frequentados pelos turistas pelo efeito massificação perderam o espaço nas preferências” e vê aqui uma grande oportunidade para cativar gente ao seu concelho.
“As pessoas estão a voltar-se para destinos mais seguros com forte vocação para a natureza e até da própria vivência, na experienciação autêntica e o território de Bragança surge neste caso concreto, tendo em conta as suas características próprias como uma excelente opção para aqueles que querem fazer um turismo diferente”, afirma o autarca, acrescentando que “Bragança é o território que as pessoas devem escolher para poderem passar o seu tempo de forma segura”.
O presidente da Câmara de Bragança alude às perdas em termos de turismo no país, perspetivadas em cerca de 40% pela própria OMS, considerando os efeitos brutais e muito nefastos na atividade económica dos territórios.
“Não sendo possível inverter, na totalidade, as perdas estimadas para 2020, pretende-se influenciar e aumentar o tempo de estada média de cada hóspede, mitigando, dessa forma, o impacto negativo da pandemia nos índices do turismo local”, explica o autarca, acrescentando que, “se conseguirmos fazê-lo, estamos a dar um contributo positivo não só para o nosso território, mas, também, para o país, de forma genérica”.
A título de exemplo, segundo os últimos dados disponibilizados pelo INE, em 2018, os proveitos das unidades hoteleiras de Bragança aumentaram em 6,07 por cento (+200 mil euros), relativamente ao ano anterior.
Uma tendência que se vinha a arrastar nos últimos anos e que, desde 2014, obteve um aumento de 83,95 por cento (+1.51M€) e que se vê ameaçada pelo contexto pandémico atual.
A campanha “Bragança. Naturalmente!” pretende mitigar esses efeitos, preservando postos de trabalho no concelho e dinamizando a economia local.
Além de um vídeo-marketing, a campanha prevê a criação do portal online “Visit Bragança”, um novo guia turístico, a colocação de vários outdoors e painéis digitais em locais estratégicos do país, incluindo as grandes áreas metropolitanas, colocação de publicidade na rede de autocarros que, diariamente, percorre as estradas de Portugal e fam-trips, em diferentes escalas e com objetivos distintos.