27 jul, 2020 - 20:14 • Lusa
O incêndio que deflagrou no sábado em Oleiros e que se estendeu à Sertã e a Proença-a-Nova tinha um potencial para poder atingir "mais de 20 mil hectares de floresta", afirmou esta quinta-feira a secretária de Estado da Administração Interna.
"Sabíamos que estávamos perante um potencial enorme de um incêndio de grandes dimensões que poderia vir a atingir mais de 20 mil hectares de floresta", de acordo com os cenários traçados desde que o fogo deflagrou, realçou Patrícia Gaspar, durante a conferência de imprensa sobre o ponto de situação do incêndio, realizada no Pavilhão Municipal de Oleiros.
A secretária de Estado destacou os mais de 800 operacionais que estiveram a combater o incêndio, sublinhando que "foi essa força que permitiu garantir dominar o incêndio num patamar muito inferior àquele estimado".
De acordo com o comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, Pedro Nunes, o incêndio continua dado como dominado, estando "perfeitamente estabilizado".
O fogo em Oleiros ardeu durante 48 horas e chegou a ser visto do espaço. As chamas fizeram um morto e vários feridos.
A Câmara de Oleiros prevê um prejuízo de sete milhões de euros por causa do incêndio, que consumiu uma área do tamanho da cidade do Porto.