29 jul, 2020 - 16:49 • Lusa
As autoridades marítimas ordenaram esta quarta-feira a interdição de banhos nas praias de Santo António e Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, devido à presença de bactérias coliformes na água, disse o capitão do porto.
“As bandeiras vermelhas foram hasteadas nas praias de Santo António e Monte Gordo, devido à presença de bactérias na água”, afirmou à agência Lusa o capitão do porto de Vila Real de Santo António, Rui Andrade.
A interdição está em vigor desde cerca das 15h00 e “as pessoas são desaconselhadas a ir a banhos” enquanto a mesma estiver em vigor, alertou a mesma fonte. Ao final do dia, a autarquia de Vila Real de Santo António fez saber que vai conduzir análises independentes às descargas de um barco, que podem estar na origem da contaminação da água.
As bandeiras vermelhas vão permanecer hasteadas em ambas as praias até a Agência de Portuguesa do Ambiente (APA) proceder a novas análises que certifiquem a inexistência de bactérias na água.
Às 16h12, apesar de a proibição já estar em vigor, o site de informação da APA que faz a monitorização da capacidade das praias determinada para evitar a propagação da pandemia de covid-19 ainda classificava a qualidade da água na praia de Monte Gordo e na de Santo António como excelentes.
[atualizado às 20h30]