Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndios. Quatro meios aéreos e 150 operacionais combatem fogo em Alijó

06 ago, 2020 - 14:59 • Lusa

O alerta foi dado por volta do meio-dia. Ataque inicial foi “muito musculado”, mobilizando-se os meios disponíveis para o local, onde o vento muito forte e as altas temperaturas reapresentam uma das maiores dificuldades no combate às chamas.

A+ / A-

Cerca de 150 bombeiros e quatro meios aéreos combatiam esta quinta-feira, pelas 14h30, um incêndio que lavra numa zona de mato em Alijó e onde se verificam “fortes rajadas de vento”, segundo fonte da Proteção Civil.

O alerta foi dado pelas 12h00 e o ataque inicial foi “muito musculado”, tendo sido mobilizado os meios disponíveis para o local onde o vento muito forte e as altas temperaturas reapresentam uma das maiores dificuldades no combate ao fogo.

A fonte referiu que o incêndio circundou a zona industrial de Alijó e que os operacionais conseguiram fazer a proteção desta área.

O fogo possui uma frente que lavra com alguma intensidade numa zona rochosa de mato e de difícil acesso para os meios terrestres.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), cerca das 14:30 estavam mobilizados para o local 148 operacionais, 44 viaturas e quatro meios aéreos, tendo, no entanto, já sido solicitada a intervenção de dois aviões canadair.

De acordo com a Proteção Civil, no distrito há ainda mais dois incêndios ativos, designadamente em Justos, Santa Mata de Penaguião, que mobiliza 21 operacionais, três viaturas e um meio aéreo, e ainda em Lamas, Ribeira de Pena, que está a ser combatido por 11 homens e três viaturas.

Nos últimos dias, o distrito transmontano tem registado várias ocorrências de incêndio que têm obrigado a uma grande mobilização de meios desde o arranque das ocorrências.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+