06 ago, 2020 - 16:40 • Lusa
O incêndio que lavra desde a tarde de hoje em Bogas de Baixo, no Fundão, tem duas frentes ativas, disse o comandante distrital de operações de socorro, esperançado que a noite traga “uma janela de oportunidade” para o dominar.
“O incêndio tem duas frentes ativas, uma mais intensa virada a Orvalho e Maxial da Ladeira, outra com pouca intensidade, virada a Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo”, afirmou Francisco Peraboa, adiantando, pelas 22h30, que estavam no local “104 veículos a apoiar 326 operacionais com seis máquinas de rasto”.
Francisco Peraboa adiantou que está preocupado com “as condições meteorológicas, a temperatura, o vento e a humidade relativa do ar, que não são favoráveis”.
“Mas vamos conjugar todos os esforços para durante a noite dominar o incêndio. Será a nossa janela de oportunidade, porque as temperaturas estão mais baixas e o vento prevê-se que abrande”, declarou à Lusa.
O fogo, que está a lavrar desde as 13h58 em povoamento florestal, obrigou à evacuação da praia fluvial de Janeiro de Baixo, que “na ocasião tinha cerca de 70 pessoas”, uma medida preventiva, explicou o comandante distrital de operações de socorro de Castelo Branco.
Neste incêndio, uma operacional dos Bombeiros Voluntários do Fundão sofreu ferimentos ligeiros.
[Notícia atualizada às 23h26]