17 ago, 2020 - 06:55 • Lusa
O número de pessoas infetadas com Covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, subiu para 39, depois de o surto ter sido detetado há uma semana com três casos, indicou o presidente do município.
Citando dados das autoridades de saúde pública regionais, Luís Simão adiantou à que três das pessoas infetadas continuam internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), uma delas na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Até à meia-noite de sábado, tinham sido confirmados 36 casos positivos na vila de Mora, onde o surto surgiu há uma semana, com as três primeiras pessoas da comunidade infetadas.
Luís Simão adiantou à Lusa que, na próxima semana, vão ser testados todos os funcionários do município e que vai solicitar também a realização de testes por partes dos efetivos do posto da GNR e dos bombeiros voluntários.
Entre a população, os testes, segundo o autarca, também vão continuar a ser feitos nos próximos dias, estando previstos para hoje cerca de 30, depois de 46 realizados no sábado.
O presidente da câmara municipal assegurou que todos os testes a habitantes de Mora foram e estão a ser feitos nas instalações da Casa do Povo da vila.
Este surto surgiu há precisamente uma semana, no dia 9 deste mês, quando foram confirmados os primeiros três casos positivos na comunidade, número que foi subindo, todos os dias, à medida que foram sendo testados os contactos de pessoas infetadas.
A câmara ativou o Plano Municipal de Emergência para lidar com este surto e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas.
Ao longo da última semana, segundo o relato do autarca local, foram fechando cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, com a população confinada em casa, por precaução.