Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Chiara Manfletti deixa liderança da agência espacial portuguesa

04 set, 2020 - 16:55

Chiara Manfletti assumiu a liderança da Portugal Space em 25 de março de 2019, depois de ter sido nomeada na primeira Assembleia-Geral da agência.

A+ / A-

A presidente da agência espacial portuguesa Portugal Space, Chiara Manfletti, cessa funções, por sua decisão, em 14 de setembro, quase um ano e meio depois de assumir o cargo, disse à agência Lusa o ministro da Ciência, Manuel Heitor.

Manuel Heitor adiantou que, por "decisão pessoal", Chiara Manfletti deixa a presidência da Portugal Space uns meses antes de terminar o seu mandato, ao abrigo de um acordo estabelecido entre Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA), parceira na criação da congénere portuguesa.

Ao abrigo deste acordo, a engenheira aeronáutica ítalo-alemã e ex-consultora do diretor-geral da ESA manter-se-ia em funções na Portugal Space até ao final de 2020.

Chiara Manfletti assumiu a liderança da Portugal Space em 25 de março de 2019, depois de ter sido nomeada na primeira Assembleia-Geral da agência.

O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, adiantou à Lusa que a nova presidência da Portugal Space entrará em funções no verão de 2021, depois de concluído o processo de seleção, que será feito por concurso internacional.

A partir de 15 de setembro, a Portugal Space terá um presidente interino, que será nomeado em Assembleia-Geral por representantes dos quatro membros-fundadores da agência: Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência Nacional de Inovação, Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional e Região Autónoma dos Açores.

A Lusa aguarda um comentário de Chiara Manfletti sobre a sua saída da liderança da Portugal Space.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+