07 set, 2020 - 11:10 • Redação
Veja também:
A presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, reconhece a importância de reforço de apoio médico no Lar da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga, que tem sido afetado com um surto da Covid-19.
Há 76 casos positivos de infeção por Covid-19 no lar, entre eles 47 utentes e 29 funcionários. No total, no concelho de Arouca há 189 casos ativos de Covid-19.
Em declarações à Renascença, Margarida Belém destaca a necessidade de apoio médico continuo, num lar onde os utentes precisam de ser acompanhados em permanência.
"Os utentes estão estáveis, mas precisam de monitorização constante. É importante que exista apoio permanente das equipas de saúde, nomeadamente médica. Já não é um lar, é quase uma unidade de cidados continuados de grande dimensão. Tenho vincado diariamente a necessidade dessa presença contínua para assegurar que vamos levar isto a bom porto até ao fim", disse.
A autarca confirma que o médico regressa esta segunda-feira ao Lar da Casa do Povo de Santa Cruz, um clínico enviado pelo Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.
Até ao momento foram identificadas quatro cadeias de transmissão: duas associadas a contextos familiares; uma relativa aos Bombeiros Voluntários de Arouca e a outra à Casa do Povo.
De acordo com os últimos dados, 57 pacientes recuperaram da doença e há registar seis mortes.
Portugal ultrapassou, no domingo, a marca dos 60 mil infetados com a Covid-19, com o registo de mais dois mortos e 315 casos de infeção. Desde o início da pandemia Portugal registou 1.840 mortes e 60.258 casos de infeção. Há, atualmente, 15.465 casos ativos.
Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada do país, com 30.963 casos confirmados e 683 mortos, seguida da região Norte, que concentra 21.797 casos de infeção e 849 óbitos.