10 set, 2020 - 14:10 • Marta Grosso
O Conselho de Ministros discutiu nesta quinta-feira as medidas a implementar a partir da próxima terça-feira, dia 15, altura em que as escolas começam a reabrir para as aulas e o país entra em situação de contingência devido à pandemia da Covid-19.
As medidas foram apresentadas pelo primeiro-ministro ao início da tarde e são as seguintes:
Explicador
Em contagem decrescente para o regresso às aulas, (...)
Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto:
Portugal volta, assim, a andar “à mesma velocidade”, com medidas uniformes para todo o território continental, tal como anunciado a 27 de agosto.
Na quarta-feira, António Costa pediu aos portugueses que sejam “muitíssimo disciplinados” a cumprir regras. Voltar a uma situação de confinamento "é um não cenário", porque o país não a suportaria, avisou o primeiro-ministro.
Antes, na segunda-feira, à entrada para a reunião que marcou o regresso dos encontros entre especialistas, políticos e parceiros sociais para analisar a situação epidemiológica de Covid-19, Costa alertou que Portugal vai entrar “numa fase crítica” devido à conjugação de três fatores:
De acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, em 24 horas, três mortes relacionadas com a Covid-19 e 585 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-Cov-2.
Situação de contingência
Primeiro-ministro avisa que risco de infeção no ex(...)