Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

TAP. Porto volta a ficar excluído dos planos de retoma da empresa

14 set, 2020 - 08:55 • Sofia Freitas Moreira com Redação

A companhia aérea vai repor, já no próximo mês, vários voos para diferentes continentes, todos com partida do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A+ / A-

O Porto volta a ficar de fora dos planos de retoma da TAP. A companhia aérea vai repor, já no próximo mês, vários voos para a Europa, África, Brasil e Estados Unidos. A transportadora vai criar ainda seis novas rotas para destinos turísticos, no verão do próximo ano.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, esta segunda-feira. Todos os voos vão ter partida do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. O aeroporto Sá Carneiro, no Porto, vai ter apenas uma nova rota, para a ilha do Sal, em Cabo Verde, no início de dezembro.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, tinha prometido reverter a centralização da empresa que, no Norte, está a ser substituída por companhias privadas.

António Costa tinha dito que o plano inicial de rotas desenhado pela TAP “não tinha credibilidade”.

Bilbau, Oslo, Chicago, Porto Alegre, Natal e Maputo são algumas das cidades que voltam, em outubro, a ter ligação aérea direta com Lisboa. Londres, Sevilha ou Paris, e São Paulo e Rio de Janeiro terão mais voos para a capital portuguesa.

Na última sexta-feira, A TAP anunciou que vai voar para Ibiza, Fuerteventura e Zagreb no verão de 2021, tendo ainda previstas duas novas rotas para a Tunísia e uma para Marrocos.

Segundo comunicado da transportadora, as novas rotas para o próximo verão enquadram-se na "estratégia de rede de conexão" entre a Europa, as Américas e África, com a companhia a "aproveitar as oportunidades de expansão sazonais para planear e otimizar a sua rede de destinos".

A ligação a Zagreb (na Croácia) tem data de início prevista para março, enquanto os voos inaugurais para Ibiza e Fuerteventura arrancarão entre maio e junho de 2021, com a TAP a assegurar duas ligações semanais (aos sábados e domingos) entre Lisboa e Ibiza e um voo semanal (aos sábados) com Fuerteventura.

Na terça-feira, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, confirmou que o antigo presidente executivo (CEO) da companhia, Antonoaldo Neves, ainda se encontra na empresa, mas "não por muito mais tempo".

O governante assegurou então que, "até ao final do mês, já temos um novo CEO que se chama Ramiro Sequeira, que é um grande quadro português da TAP", adiantando que a Parpública – empresa gestora de participações públicas – está a concluir um processo de seleção da empresa de 'head hunting' (caça talentos) que irá escolher internacionalmente o futuro líder da TAP.

Em 2 julho, quando anunciou o acordo com os acionistas privados para o Estado ficar com 72,5% do capital – e a saída de David Neeleman –, Pedro Nuno Santos tinha dito que Antonoaldo Neves seria substituído "de imediato".

Na sexta-feira, a imprensa deu conta de mais 300 despedimentos na companhia. A TAP não deverá renovar 300 contratos a prazo nos próximos meses – medida que se segue à dispensa de cerca de 600 trabalhadores com vínculos com termo certo desde o início da pandemia.

Aeroporto fantasma. Estado de emergência deixa "mar" de aviões estacionados na Portela
Aeroporto fantasma. Estado de emergência deixa "mar" de aviões estacionados na Portela
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+