15 set, 2020 - 14:49 • Joana Gonçalves
Veja também:
O Portal da Queixa recebeu mais de três mil reclamações dirigidas ao setor da Saúde, desde março, mês que marca o início da pandemia de Covid-19 em Portugal, até 14 de setembro, final do estado de alerta.
Quando comparado ao mesmo período do ano anterior este valor representa um aumento de 77%. O setor privado regista 58% do total de reclamações (1.734), e o setor público 42% (1.278 queixas).
A análise do Portal da Queixa ao setor privado de Saúde permitiu identificar que o principal problema relatado pelos consumidores, no que se refere a hospitais e clínicas privadas, está relacionado com a faturação errada de valores indevidos (43%). Seguem-se as cobranças de taxas de kits de proteção Covid-19 (23%) e o alegado mau atendimento (12%).
No que se refere às queixas dirigidas aos laboratórios de análises clínicas, 27% estão relacionadas com os rastreio à Covid-19.
Hospitais privados
As reclamações surgiram em maio, quando terminou o(...)
De acordo com o mesmo estudo, desenvolvido pela equipa do Portal da Queixa, as farmácias, os hospitais públicos, os centros de saúde o os hospitais privados são as entidades com maior número das reclamações. As farmácias, comparativamente com o período homólogo, registam o maior crescimento do número de queixas, uma subida de 284%.
O principal problema reportado foi a venda de máscaras (58%), devido ao enorme tempo de espera e escassez do produto, seguindo-se o exponencial aumento dos preços praticados do álcool gel desinfetante, que geraram 37% das queixas.
Os centros de saúde registaram como principal motivo de reclamação a dificuldade de contacto para a marcação de consultas (56% das queixas).
No topo das insatisfações dirigidas aos hospitais públicos, o mau atendimento e o serviço prestado representaram 21% das reclamações dos consumidores.
A nível geográfico, o Portal da Queixa identificou que os distritos em que os portugueses mais reclamaram do setor público de Saúde foram: Lisboa, Porto e Setúbal.
Evolução do número de novos casos de Covid-19 em Portugal