24 set, 2020 - 09:48 • Redação, com Celso Paiva Sol
Uma mulher de 23 anos morreu no hospital vítima de ferimentos provocados com arma de fogo horas depois de a polícia ter disparado contra uma viatura em fuga, que estava envolvida em assaltos.
O caso aconteceu na última madrugada, em São João da Madeira, distrito de Aveiro, enquanto decorria uma operação contra furtos em viaturas.
De acordo com uma nota da PSP enviada à redação, uma equipa policial estava no terreno a investigar a “existência de vários furtos em viaturas num local concreto da cidade” e detetou às 00h00, na Avenida do Vale, “uma viatura suspeita a circular na área de ocorrência dos furtos, com as luzes desligadas, parando junto dos veículos estacionados”.
Contudo, a viatura suspeita conseguiu fugir do local. Mais tarde, uma mulher de 23 anos deu entrada no Hospital de São João da Madeira com ferimentos provocados por uma arma de fogo, “que se supõe estar relacionada com a ocorrência descrita”. Entrou em paragem cardiorrespiratória e faleceu no hospital.
A Polícia Judiciária e a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) estão a investigar.
Os polícias envolvidos no tiroteio mortal fazem parte de uma equipa especial de investigação ao furto em viaturas, criada pelo Comando da PSP de Aveiro.
A equipa foi constituída no início da semana, na sequência de uma vaga de furtos que se registou no último fim de semana em S. João da Madeira.
Ao todo, foram seis furtos no interior de viaturas, numa zona onde habitualmente isso não acontece, o que levou a PSP a dedicar alguns agentes a essa missão em concreto.
[notícia atualizada]