28 set, 2020 - 15:16 • Cristina Nascimento
Veja também:
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que a partir de 2 de outubro o cartão de localização de passageiros dos aviões passa a ser digital.
Na habitual conferência de imprensa para acompanhar a evolução da pandemia, Lacerda Sales explicou que, numa primeira fase, esse cartão digital vai funcionar em simultâneo com a versão em papel e que, a partir de 9 de outubro, passa a ser exclusivamente digital.
O cartão de localização de passageiros entrou em vigor quando os aeroportos e as companhias aéreas retomaram a atividade, após o período de confinamento. Este cartão permite rastrear possíveis casos de Covid-19, depois de um passageiro, após a viagem, testar positivo para a doença.
Lacerda Sales fez o anúncio sobre a alteração deste sistema de informação quando foi questionado sobre um ajuntamento de quase 1.500 pessoas que neste fim de semana chegaram quase em simultâneo ao aeroporto de Lisboa e que tiveram de aguardar numa fila de espera, sem o distanciamento físico aconselhado pelas autoridades de saúde.
O governante lamentou a situação que disse esperar ter sido “meramente pontual que não é recomendável sob o ponto de vista de saúde pública”.