22 out, 2020 - 21:05 • Lusa
Veja também:
O número de casos de Covid-19 aumentou em Paços de Ferreira 76% numa semana, subindo de 738 para 1.303, enquanto em Felgueiras a subida é de 24,2% e em Lousada de 39,2%, de acordo com os relatórios da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A percentagem de aumento de casos nos três concelhos onde o Conselho de Ministros decretou hoje o dever de permanência no domicílio a partir das 00:00 de sexta-feira corresponde a 48%, de acordo com análise feita pela Lusa com base nos dados da DGS que discriminam os casos por concelho, informação detalhada que é divulgada à segunda-feira.
Em Paços de Ferreira, concelho que registou o aumento maior, a 12 de outubro o número de infeções era de 738, enquanto esta segunda-feira a DGS atualizou os dados para 1.303 (mais 565), o correspondente a 76,5% de aumento.
Já Lousada registou, entre 12 e 19 de outubro, um aumento de infeções na ordem dos 39,2%, passando de 660 casos para 919 (mais 259).
Em Felgueiras o aumento, em igual período de tempo, foi de 24,2%, com o registo de mais 154 infeções pelo novo coronavírus: de 634 para 788.
Explicador
Três concelhos do Norte voltam já esta sexta-feira(...)
No total, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, que registavam há cerca de uma semana 2.032 infeções Covid-19 e na segunda-feira reportaram 3.010 casos (mais 978), viram os números aumentar em 48%.
Nos três concelhos ficam também proibidas quaisquer celebrações e eventos com mais de cinco pessoas (salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar)
Passa a ser obrigatório o encerramento de estabelecimentos às 22:00, com algumas exceções.
Ficou ainda definido o teletrabalho obrigatório para todas as funções que o permitam, independentemente do vínculo laboral.
“Não é confinamento obrigatório, é dito para as pessoas estarem em casa, com exceção de algumas atividades”, disse a ministra de Estado e da Presidência, frisando que, embora as medidas não sejam iguais para todo o país, a lógica de dever de recolhimento deveria ser adotada por todos.
Para conter o avançado da Covid-19, população dest(...)
Mariana Vieira da Silva salientou ainda não existir uma cerca sanitária, lembrando que as populações dos três concelhos podem circular entre eles.
O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se na quarta-feira com os presidentes das câmaras de Paços de Ferreira (Humberto Brito), Felgueiras (Nuno Fonseca) e Lousada (Pedro Machado) e com representantes das autoridades de saúde locais e regionais, para avaliar o aumento de casos de Covid-19 naqueles municípios do interior do distrito do Porto.
"Neste momento, aquilo que o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte nos pôde assegurar é que, mesmo tendo em conta aquilo que é a previsão de aumento de pandemia na região [interior do distrito do Porto] ao longo das próximas semanas, haverá resposta do SNS para as necessidades de internamento geral e de internamento em cuidados intensivos", disse o governante.
António Costa respondia a questões dos jornalistas sobre a capacidade de resposta do hospital de Penafiel, a unidade de referência de uma região com meio milhão de habitantes, que por estes dias tem enfrentado grandes dificuldades, com a insuficiência de profissionais.
A agência Lusa solicitou dados sobre a capacidade de resposta hospitalar na região quer à ARS-N, quer ao Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, mas até ao momento sem sucesso.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.245 em Portugal.
Pandemia de Covid-19
"Aquilo que nos cabe agora é respeitar essas decis(...)