29 out, 2020 - 12:35 • Lusa
O primeiro-ministro manifestou-se nesta quinta-feira solidário com França, depois do ataque que provocou três mortos e vários feridos no centro de Nice, e considerou que este ato reforça a determinação numa Europa unida contra o ódio.
"Estamos solidários com a França. O terrível ataque na Catedral de Nice reforça a nossa determinação em manter a Europa unida contra o ódio, na defesa da liberdade e da tolerância", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.
Duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortas na catedral de Notre Dame, no centro de Nice, e uma terceira vítima, gravemente ferida, morreu num bar junto à basílica, onde se tinha conseguido refugiar.
A procuradoria antiterrorista francesa anunciou a abertura de uma investigação por "assassínio" após o ataque, em que pelo menos uma das vítimas mortais foi degolada e várias outras pessoas ficaram feridas.
"O ataque de hoje semeou a morte em um lugar de am(...)
Este é o terceiro ataque que ocorre desde a abertura, em setembro, de um julgamento de terrorismo sobre as mortes no jornal satírico “Charlie Hebdo” e num supermercado judaico, em 2015.
Poucas horas depois, em Avignon, a polícia francesa matou um homem que ameaçou os agentes e outros transeuntes com uma arma.
Ainda nesta manhã, o consulado de França na Arábia Saudita foi alvo de um ataque.