Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19. Casa de saúde mental em Barcelos com 75 infetados

30 out, 2020 - 11:47 • Lusa

Os infetados são 63 utentes e 12 funcionários.

A+ / A-

A Casa de Saúde de S. João de Deus, em Barcelos, tem 63 utentes e 12 colaboradores infetados com o novo coronavírus.

Em comunicado, a instituição acrescenta que cinco utentes foram encaminhados para as unidades de saúde de referência. Sublinha ainda que na maioria dos casos os infetados estão assintomáticos.

“As pessoas em causa estão em isolamento, de acordo com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde”, indica.

Aquela Casa de Saúde pertence ao Instituto S. João de Deus (ISJD), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2.000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.

O comunicado sublinha que todos os estabelecimentos do ISJD têm implementados planos de contingência, que incluem zonas de isolamento “claramente definidas”.

Acrescenta que os profissionais de saúde estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar.

A Casa de Saúde de S. João de Deus tem 160 colaboradores e 300 utentes internados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

[notícia atualizada às 13h10, com informação da subida do número de infetados de 73 para 75]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+