Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Covid-19

Hospital de Penafiel transfere 30 doentes para unidades do Grande Porto

30 out, 2020 - 19:52 • Lusa

Nos últimos dias, a região do Tâmega e Sousa sido alvo de preocupações devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus. A região inclui Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, concelhos onde vigora o dever de permanência no domicílio, decretado há cerca de uma semana pelo Conselho de Ministros

A+ / A-

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) transferiu 10 doentes covid-19 para o polo do Porto do Hospital das Forças Armadas (HFA) e 20 para o Fernando Pessoa em Gondomar, confirmaram à Lusa fontes ligadas à saúde.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Hospital das Forças Armadas precisa que os 10 doentes foram “encaminhados para as enfermarias de isolamento, onde lhes está a ser prestado o devido acompanhamento médico” e que este apoio surge “na sequência de um pedido do Hospital de Penafiel [que pertence ao CHTS]”.

Já fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) indicou à Lusa que “com a transferência esta tarde de mais cinco doentes” o hospital Fernando Pessoal acolhe já “um total de 20” provenientes do CHTS.

Nos últimos dias, a região do Tâmega e Sousa sido alvo de preocupações devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus.

A região inclui Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, concelhos onde vigora o dever de permanência no domicílio, decretado há cerca de uma semana pelo Conselho de Ministros.

Esta região é servida pelo CHTS que, com unidades em Penafiel e em Amarante, acolhe “cerca de 180” doentes covid-19, “o correspondente a 10% dos internamentos nacionais”, de acordo com dados revelados à Lusa hoje pela secção regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Numa reportagem de quinta-feira publicada pelo Expresso leem-se relatos de médicos que apontam para a “rutura do hospital”: Sentimo-nos em Itália mas sem que seja reconhecido isso. É como se as paredes não permitissem que se visse para dentro”, referiu uma das profissionais.

No comunicado de hoje, o HFA acrescenta que o transporte de doentes foi realizado por “ambulâncias da região” e que estes doentes “juntam-se a outros 10, que já se encontravam internados [no polo do Porto], provenientes do Hospital de São João e do Hospital de Santo António”.

“No HFAR-Polo de Lisboa encontram-se internados cinco doentes infetados, provenientes do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures”, acrescenta o Hospital das Forças Armadas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.468 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+