17 nov, 2020 - 08:10 • Olímpia Mairos
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A empresa Hindu - Technical Têxtil de Famalicão aproveitou a pandemia para se reinventar e acaba de criar um “acabamento antiviral que impede a transmissão da Covid-19, graças à mais avançada tecnologia química aplicada no acabamento de malhas e tecidos e TNT (tecido não tecido)”.
De acordo com o responsável pela Hindu, Luís Cristino, o acabamento desenvolvido “em conjunto com vários parceiros internacionais líderes em inovação tecnológica na área têxtil”, tem como objetivo “minimizar os riscos de transmissão a partir de têxteis”.
O tecido já disponível no mercado “é um tecido que se auto higieniza eliminado bactérias e vírus através de um acabamento, capaz de inibir até 99,9% de vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus”.
“Este acabamento inovador poderá ser utilizado em máscaras, luvas de proteção, batas e todo o tipo de vestuário”, acrescenta o empresário.
O acabamento, denominado Protect By Hindu, “apresenta ainda uma eficácia comprovada após várias lavagens” e, nesse sentido, é intuito da empresa introduzi-lo em “todos os mercados e setores de atividade, como saúde, mobiliário, transportes, turismo e lazer, moda e beleza, entre outros”, acrescenta o CEO da Hindu.
A empresa de Famalicão assegura que “os artigos têxteis passaram por extensos testes de laboratório, sendo a sua eficácia testada e certificada de acordo com as normas ISO 20743, ISO 18184 e AATCC100.
“O seu efeito antiviral rápido foi demonstrado entre dois a cinco minutos, proporcionando uma superfície auto-higienizada”, observa Luís Cristino, adiantando que “os testes foram realizados pela Microbe Investigations AG e pelo Bureau Veritas, e esperam-se novas parcerias com laboratórios nacionais no futuro”.
As malhas e tecidos tratados com estes novos acabamentos, segundo a empresa, ajudam a reduzir o risco de persistência viral e bacteriano em superfícies secas inanimadas, diminuindo o potencial de transmissão.
“Os artigos foram ainda testados dermatologicamente, tendo obtido a classificação de não irritante, provando o seu conforto e suavidade em contacto com a pele”, assinala o empresário.
O CEO da Hindu nota que a pandemia de Covid-19 afetou gravemente a vida das pessoas, bem como a economia mundial. “Não vai desaparecer em breve, por isso tivemos que nos reinventar para fazer face a esta nova realidade”, explica Luís Cristino.
“O que em tempos foi um requisito predominantemente para a profissão médica, está agora a passar para o setor do vestuário, decoração, automóvel, entre outras.”
O projeto Protect By Hindu foi recentemente distinguido pelo Município de Famalicão com o selo “Famalicão Visão’25”, na categoria “Famalicão Made In”, pela forma como tem contribuído para a implementação de projetos empreendedores que potenciam a incorporação tecnológica e a aplicação de soluções de futuro.
O presidente da autarquia, Paulo Cunha, de visita à empresa, destacou o “belíssimo exemplo da capacidade visionária” dos empresários do concelho “que mostram, através de exemplos como este da Hindu, que baixar os braços não é solução”.
O autarca valorizou ainda “a juventude de Luís Cristino, salientando que, “como outros jovens empresários famalicenses, mostram que o futuro empresarial de Famalicão está em boas mãos”.