18 nov, 2020 - 10:52 • Beatriz Lopes , Cristina Nascimento
Veja também:
Portugal registou o primeiro caso de reinfeção por Covid-19. A notícia é avançada pelo jornal “Público” e já foi confirmada à Renascença por fonte próxima do antigo bastonário da Ordem do Médicos e médico patologista Germano de Sousa que está a estudar o caso.
Segundo o jornal, trata-se de uma mulher de 48 anos, residente na Grande Lisboa que teve COvid-19 em julho e voltou a testar positivo no fim de outubro.
A reinfeção é uma situação rara no mundo, estando confirmados por estudos científicos menos de uma dezena de casos.
Ainda segundo o relato feito por Germano de Sousa ao “Público”, a doente não esteve internada de nenhuma das vezes, tendo descrito uma ligeira diminuição da intensidade dos sintomas da segunda vez que esteve doente.
“Em julho a doente apresentou tosse, febre, dores no corpo e alguma dificuldade respiratória”, relata Germano de Sousa. Em finais de outubro, além de alguns destes sintomas, sentiu a perda do olfato. A doente já recuperou, pela segunda vez da doença, há alguns dias.
Portugal contabiliza pelo menos 3.553 mortos associados à Covid-19 em 230.124 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 191 concelhos.
Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 5h00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 5h00 de domingo e entre as 13h00 de domingo e as 5h00 de segunda-feira.