19 nov, 2020 - 10:52 • Olímpia Mairos
Veja também:
A delegação de Montalegre da Cruz Vermelha Portuguesa vai iniciar, esta sexta-feira, a realização de testes rápidos à Covid-19 naquele concelho do distrito de Vila Real.
“Pretendemos aumentar a capacidade de testagem instalada, à data realizada apenas pelo Centro de Saúde, introduzindo um método de diagnóstico complementar ao atualmente existente, que reforçará a prontidão na identificação de casos positivos, auxiliando na adequação do comportamento individual e, particularmente, na tomada de decisão por parte das entidades municipais responsáveis pela gestão desta situação pandémica”, explica André Silva.
O presidente da delegação de Montalegre da Cruz Vermelha esclarece que não será realizada testagem utilizando o método molecular de RT-PCR.
“Em Montalegre, realizaremos testes à Covid-19 pelo método de deteção de antigénio, com leitura rápida - 15 minutos, porque pretendemos contribuir para a quebra, o mais precoce possível, das cadeias de transmissão”, acrescenta.
Esta resposta, assinala o responsável “enquadra-se numa das principais áreas de ação da Cruz Vermelha Portuguesa – Emergência”, reconhecendo, no entanto, que essa área é garantida no concelho de Montalegre de “forma inequívoca” pelas corporações de bombeiros voluntários de Montalegre e Salto.
“Por esse motivo, em Montalegre, essa área não está nos nossos horizontes, uma vez que consideramos que existem carências noutras áreas, como a área social e saúde, que correspondem a necessidades mais prementes dos nossos concidadãos”, refere André Silva.
Os testes à Covid-19 vão ser feitos por voluntários numa valência do Pavilhão Multiusos de Montalegre.
O último boletim epidemiológico, produzido pela Unidade de
Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega, dava conta de 64 casos em fase ativa de Covid-19
naquele concelho do distrito de Vila Real.