26 nov, 2020 - 08:10 • Olímpia Mairos
Veja também:
A autarquia de Alfândega da Fé vai oferecer às famílias do concelho vales para comprarem no comércio local durante a época natalícia.
A medida visa incentivar os munícipes a realizarem as suas compras no concelho e apoiarem a economia local e os setores mais afetados pela pandemia, durante a época natalícia.
“Uma das medidas de dinamização e incentivo é a atribuição de um voucher de 5 euros por cada elemento dos agregados familiares residentes no concelho”, explica a autarquia.
Os vales são, depois, descontados em “compras de preço igual ou superior” ao seu valor.
A autarquia estima gastar com esta medida cerca de 25 mil euros que se “traduzirá num benefício para a economia local de mais de 50 mil euros”.
A autarquia está também a disponibilizar apoio técnico aos empresários e comerciantes do concelho que pretendam candidatar-se às medidas nacionais, no Programa Apoiar.PT, dirigidas às micro e pequenas empresas dos setores mais afetados pela pandemia Covid-19.
O apoio técnico é gratuito e visa “apoiar os empresários no registo no Balcão 2020 e na submissão das candidaturas”, explica a autarquia.
O município presidido por Eduardo Tavares decidiu ainda a suspensão do pagamento de água, saneamento e respetivas taxas e impostos e das rendas municipais, referentes aos meses de novembro e dezembro, para os estabelecimentos do concelho obrigados a encerrar nos fins de semana, feriados de 1 e 8 de dezembro e nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Alfandega da Fé integra a lista de concelhos considerada de “risco extremamente elevado” e a autarquia, em conjunto com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, está a criar uma equipa local para apoio ao transporte de doentes ou suspeitos de Covid-19.
“O objetivo é garantir a máxima segurança nas deslocações aos centros de testagem”, esclarece a autarquia.
O município de Alfândega da Fé dá nota que, desde o início da pandemia, já investiu “mais de 70 mil euros” em medidas de apoio ao setor empresarial do concelho.