30 nov, 2020 - 22:33 • Lusa
Veja também:
A Madeira registou esta segunda-feira mais 14 casos de Covid-19 – cinco importados e nove de transmissão local – elevando para 793 o número de infetados, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).
A DRS adianta haver 116 novas situações em estudo pelas autoridades da saúde na região e nove casos recuperados.
Até ao dia 30 de novembro, diz a DRS, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.253 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.
"Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 793 casos confirmados de Covid-19 no território regional, tratando-se de cinco casos importados (dois provenientes da Região de Lisboa e Vale do Tejo, um da França, um da Polónia e um do Luxemburgo) e nove casos de transmissão local, associados na maioria a contextos e contactos de casos positivos anteriormente identificados, estando os contactos de um dos casos ainda em investigação", refere o boletim epidemiológico da DRS sobre a situação da pandemia na região.
Sobre os casos confirmados hoje, a DRS assinala que dois dizem respeito a crianças (com 5 e os 16 anos) que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Funchal, um diz respeito a um adulto com atividade profissional num destes estabelecimentos de ensino cujo plano de contingência do respetivo estabelecimento estará ativo e um outro diz respeito a um profissional de saúde, com atividade profissional no sector privado.
A investigação epidemiológica está em curso.
A DRS revela ainda que esta segunda-feira há mais nove casos recuperados a reportar, passando a contabilizar 582 casos recuperados de Covid-19.
Até à data, foram registados dois óbitos associados à Covid-19 na Madeira.
Deste modo, são 209 os casos ativos, dos quais 48 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 161 são casos de transmissão local.
Relativamente à residência dos casos ativos, 30 são não-residentes e 179 são residentes na Região.
Quanto ao isolamento dos casos ativos, 31 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 176 em alojamento próprio e duas pessoas permanecem internadas - uma na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19 e um doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada a esta doença.
No que diz respeito à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.345 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
Postal de Quarentena – Santa Cruz, Madeira
A Madeira está há vários dias sem novos casos de c(...)
Sobre a vigilância de viajantes, 6.272 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
No total, refere ainda a DRS, há 116 novas situações que se encontram esta segunda-feira em estudo pelas autoridades de saúde, quatro provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 112 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM, estando em curso as respetivas investigações epidemiológicas.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 18.362 chamadas, mais 173 chamadas nas últimas 24 horas.
Relativamente aos testes para despiste de Covid-19 realizados na Região, a DRS assinala que, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 110.617 colheitas para teste à Covid-19 realizadas até às 18h30 horas desta segunda-feira.
No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 177.583.
A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.460.018 mortos resultantes de mais de 62,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 4.505 pessoas dos 298.061 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.