09 dez, 2020 - 08:37 • Olímpia Mairos
Veja também:
A Câmara de Vila Real disponibiliza espaços e equipamentos com vista à campanha “urgente” de vacinação contra a Covid-19.
Embora ainda não seja conhecida a data da chegada das vacinas ao nosso país nem a data para o início da campanha de vacinação, o município de Vila Real tomou a iniciativa de contactar as autoridades de saúde, no sentido de disponibilizar espaços e equipamentos para auxiliar nessa missão.
“O município informou o Ministério da Saúde da existência de três salas, com cerca de 200 m2, totalmente disponíveis e adequadas para a instalação de um centro de vacinação Covid-19”, informa a autarquia em comunicado.
As salas, originalmente laboratórios no Regia Douro Park, possuem “características que as otimizam para este fim, para além de estarem bem servidas de acessos, estacionamento e acesso para cidadãos com mobilidade reduzida”, acrescenta.
A garantia é reforçada no dia em que o Reino Unido(...)
A autarquia de Vila Real, liderada por Rui santos, justifica a disponibilização destes meios com a “necessidade de, potencialmente, ser vacinada toda a população”.
O município considerou “relevante oferecer espaços alternativos, de forma a que as unidades de saúde consigam manter a sua capacidade de resposta a todas as questões não relacionadas com Covid-19”, esclarece em comunicado.
Também no Regia Douro Park, foram disponibilizadas arcas congeladoras com capacidade de gerarem temperaturas inferiores a 80 graus negativos.
“Estas poderão ser usadas para armazenamento de stocks de vacinas, quer para o concelho de Vila Real, quer para a região”, indica a autarquia, acrescentando que nesta altura a capacidade de armazenamento é de 600 litros, que poderá ser elevada até aos 1.200 litros, em caso de necessidade.
Como já tem feito em outras campanhas de vacinação para a gripe comum ou para testagens Covid-19, o município vilareanse disponibiliza também a sua Unidade Móvel de Saúde, permitindo vencer as dificuldades de deslocação de parte da população.