Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. 17 casos positivos no Lar da Casa da Criança em Sendim, Miranda do Douro

16 dez, 2020 - 22:35 • Lusa

Segurança Social decidiu manter os idosos na instituição, "por se encontrarem garantidas as condições necessárias para a monitorização e cuidados necessários aos utentes".

A+ / A-

Veja também:


Um surto de infeção por Covid-19 atingiu 12 dos 27 utentes do Lar da Casa da Criança Mirandesa, em Sendim, no concelho de Miranda do Douro, revelou esta quarta-feira à Lusa o gabinete de Relações Publicas do Instituto de Segurança Social (ISS).

De acordo com aquele instituto público, o surto teve início na sexta-feira, tendo sido diagnosticados "positivos" 12 utentes e cinco funcionários com o novo coronavírus.

"Após uma vistoria conjunta realizada pela Comissão Municipal da Proteção Civil, foi decidida a manutenção dos idosos na instituição, por se encontrarem garantidas as condições necessárias para a monitorização e cuidados necessários aos utentes", concretiza a mesma fonte.

A Segurança Social indicou também que ativou uma Brigada de Intervenção Rápida, para reforço dos recursos humanos necessários ao acompanhamento dos casos positivos.

A Casa da Criança, em Sendim, em Miranda do Douro, é um equipamento licenciado que desenvolve a resposta social estrutura residencial para pessoas idosas e acolhe 27 utentes.

Apesar das várias tentativas feitas pela Lusa, a direção da instituição e a Proteção Cível Municipal recusaram-se e prestar qualquer esclarecimento sobre o surto que atingiu aquela Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).

Na página oficial da rede social Facebook da Casa da Criança Mirandesa, pode ler-se que foi acionado o plano de contingência da instituição com o "intuito de conter o foco de Covid-19".

"Todos os utentes que estão nas nossas instalações se encontram assintomáticos e em isolamento", escreve a intuição na mesma rede social.

Segundo o último boletim epidemiológico emitido hoje pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, a que Lusa teve acesso, no concelho de Miranda do Douro, há 50 casos ativos de Covid-19.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,6 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.815 em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+