Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Coronavírus

Madeira regista 17 novos casos e 305 situações ativas

18 dez, 2020 - 21:49 • Lusa

Um dos casos é importado e os restantes são de transmissão local.

A+ / A-

Veja também:


A Madeira regista esta sexta-feira 17 novos casos positivos de Covid-19, totalizando 305 ativos, dos quais 237 são de transmissão local, informou a direção regional de Saúde.

“Hoje há 17 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 1.147 casos confirmados de Covid-19” no arquipélago, pode ler-se no boletim epidemiológico da região.

No documento, esta autoridade insular adianta que destes novos casos, apenas um é importado (Itália), sendo os restantes 16 de transmissão local, associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados.

Também refere que “dois são profissionais de saúde identificados no âmbito do rastreio intra-hospitalar efetuado no Serviço Regional de Saúde (SESARAM)”, estando em curso a correspondente investigação epidemiológica.

“São 305 os casos ativos, dos quais 68 são importados e 237 de transmissão local” no arquipélago, menciona esta autoridade insular, adiantando que 40 são não-residentes e 265 são residentes no território regional.

Estas pessoas encontram-se a cumprir isolamento, estando 37 numa unidade hoteleira e 248 em alojamento próprio.

Outras “20 encontram-se hoje internadas, 19 na Unidade Polivalente e uma está nos Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19” no hospital do Funchal, aponta a DRS.

“No total, há 131 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, todas relacionadas com contactos com casos positivos, reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM e as investigações epidemiológicas estão em curso”, realça a autoridade regional na mesma informação.

Complementa que uma das situações identificadas quinta-feira que está em avaliação é um “profissional afeto ao centro de saúde do Porto Santo”, o que levou a ativação do plano de contingência desta unidade naquela ilha e ao desencadear da investigação epidemiológica.

Sobre as situações de vigilância ativa de contactos de casos positivos, indica que 1.918 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

No caso dos viajantes que chegam à região, estão a ser acompanhadas 13.817 pessoas pelas autoridades, com recurso à aplicação Madeira Safe.

Relativamente aos testes de PCR para despiste de Covid-19, anuncia que, no âmbito da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, a região reporta “um total cumulativo de 123.979 colheitas até às 18:30 horas de hoje”, enquanto o laboratório do SESARAM processou 202.943 amostras.

“Até hoje (18 de dezembro) foram contabilizadas na Madeira 2.607 notificações de casos suspeitos de Covid-19, das quais 1.460 não se confirmaram”, diz a DRS.

A autoridade regional de saúde salienta que esta sexta-feira há também mais 19 casos recuperados a reportar, contabilizando a região 835 doentes curados desde o início da pandemia

“A Madeira regista até à data, um total de sete óbitos associados à Covid-19”, recorda.

Ainda aponta que a Linha SRS24 (800 24 24 20) recebeu mais 261 chamadas nas últimas 24 horas, totalizando 21.674 contactos.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.977 pessoas dos 366.952 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+